Semana Da Alta-costura | Jean Paul Gaultier | Verão 2022

A grife francesa Jean Paul Gaultier desfilou na quarta-feira, 26/01, na Semana de Alta-Costura de Paris sua coleção para a primavera-verão 2022.  

Aposentado das passarelas desde 2020, Jean Paul Gaultier vem dando espaço para estilistas amigos, selecionados por ele mesmo a cada temporada, para comandar e elaborar um desfile de alta-costura na casa com seu nome. 

Esse ano, para a coleção de primavera/verão 2022, foi a vez de Glenn Martens, diretor criativo da Diesel e da Y/Project. Inclusive em 2008, Gaultier contratou Glenn como estilista, logo que ele se formou na Royal Academy of Fine Arts, na Antuérpia.

Ficou perceptível o sentimento de troca, respeito e liberdade criativa. Glenn trabalhou com alguns elementos característicos do francês adaptados a suas próprias técnicas e silhuetas – ainda aproveitou para fazer alguns dos vestidos mais exuberantes da estação. 

Foi apresentado muito mais do que um reedição de peças de arquivos ou simples parceria, o que se viu foi uma verdadeira imersão e diálogo entre dois universos criativos.

As estampas animais do estilista francês, por exemplo, vêm sobrepostas em várias camadas com efeito meio robótico, meio futurista e com estruturas metálicas, cobertas por cristais. 

Os corsets aparecem deslocados num vestido de saia volumosa ou como body todo navalhado – outra característica de Gaultier – acoplado a uma saia jeans. Os tricôs náuticos são recortados e estruturados de maneiras pouco prováveis, traço importante do trabalho de Martens. 

Os motivos tipo pintura corporal psicodélica são retrabalhados com camadas drapeadas de seda, tule e organza.

Leia mais sobre os destaques da semana da alta costura em Paris primavera/verão 2022:

Compartilhe: