As Luvas de Ópera, muito usadas na década de 50, já tem conquistado espaço no guarda-roupa das fashionistas, inclusive famosas brasileiras, e até no Red Carpet.
Na tradição, as luvas de ópera são os modelos pouco acima dos cotovelos. Culturalmente essa peça era usada por quem tinha o costume de frequentar os concertos de ópera, por isso o nome “luvas de ópera”. Geralmente brancas, feitas em couro ou tecidos, faziam par com os monóculos complementando o look, ambos incluídos em um universo de muita formalidade e sofisticação, sendo um sinônimo da aristocracia.
Figuras da realeza britânica como a própria Princesa Diana e a Princesa Margaret mantiveram a tendência no auge, usando luvas de ópera em estreias de filmes e recepções diplomáticas em todo o mundo. Foi um forte incentivo de estilo ao aderir à peça em eventos reais.
Por outro lado, é quase impossível falarmos das luvas de ópera e não relembrarmos uns dos maiores ícones hollywoodianos, em 1953, no lançamento de “Gentlemen Prefer Blondes”, Marilyn Monroe vestiu um par de luvas pink de cetim adornadas com braceletes de diamantes.
Alguns anos depois, em 1961, Audrey Hepburn fez jus à peça em “Breakfast at Tiffany’s”. Sua fotografia icônica com um vestido preto Givenchy, longas luvas e um colar de pérolas e diamantes.
Acelerando um pouco o tempo, no British Fashion Awards de 2019 a cantora Rihanna apareceu vestindo Fenty da cabeça aos pés, com um par de luvas combinando com o look. Sobre o VMA 2019, a cantora Rosalia apostou nas luvas pretas de veludo para completar o ar dramático da sua produção de modelagem de corset com cristais aplicados.
No Grammy Awards de 2020 a cantora Ariana Grande viralizou na internet inteira após comparecer ao evento usando as queridinhas luvas de ópera, não apenas em um look, mas três na mesma noite! No Oscar 2020 a atriz Margot Robbie logo seguiu o exemplo na estréia de Birds Of Prey em Londres, em um conjunto Dries Van Noten de penas assessorado por luvas cor-de-rosa puxadas sobre os cotovelos.
Tendência E Estilo
De qualquer forma é um fato, as luvas de ópera são uma forte tendência até mesmo para nós brasileiras. Em uma virada, as luvas, talvez um dos acessórios mais datados (até agora) têm sido vistas em passarelas, editoriais e entre criadores de conteúdo nas redes sociais. Nas suas novas versões apresenta modelos diferenciados, com tecidos e cores exóticas e extravagantes!
Ainda na temporada de Verão 2022 e se estendeu fortemente para a última temporada de Inverno. O acessório apareceu nas passarelas da Valentino (no Ready-to-Wear e Couture), na Bottega Veneta, na Fendi, Moschino, além de diversas celebridades, como Kim Kardashian, Olivia Rodrigo, Barbie Ferrera, Julia Fox, Beyoncé, Lizzo, Giovanna Grigio, Megan Thee Stallion, Alexa Demie, Marina Ruy Barbosa, Jade Picon…
Como usar?
A dica que eu vou deixar pra você lindeuza é usar luvas de ópera com peças de manga curta, strapless (sem alça) ou de alças finas, levar esse detalhe em consideração vai te ajudar muito a compor a harmonia no look!
Entre as favoritas das fashionistas estão os modelos de cores vibrantes, que trazem a ideia de moda dopamina, principalmente agora que street style está se dando a graça das cores chamativas. Aliás o rosa pode, e deve ser uma opção no seu dia-a-dia! Tenha certeza, essa já é uma tendência confirmadíssima para esse ano!Também vale ressaltar o neon, afinal, por que não? Ou com estampas variadas, que vão das típicas listras e poás até o animal print que, como sempre, está dominando as ruas.
Transparência é outra forma sutil de aderir ao estilo, principalmente para o verão, tecidos como tule, mais leves, além de acrescentarem uma delicadeza no visual, condizem com o clima. Pode ter como inspiração a Gucci alimentando o hype em torno da luva para o verão 2022.
Uma curiosidade
Tapa de luva > É uma expressão usada com bastante frequência como elogio a alguém que tem a arte de ser subtil (mas assertivo) na resposta a algo desagradável que sofreu, de que foi vítima.
Essa é a definição da expressão também conhecida como “tapa com luva de pelica”
Pois bem, tapa com luva de pelica nada mais é que você responder ou revidar algo que não gostou de ouvir de uma forma elegante e educada, ao invés de devolver a groseria.
Confeccionada com a fina pele de carneiros e cabritos, a luva de pelica era muito usada pela nobreza europeia do século 19. Requintada, a peça virou um sinônimo de elegância e deu origem à expressão. Segundo o Dicionário de Inglês Oxford, o termo já era falado em 1830.