Saiba como esse relacionamento pode ser altamente nocivo para a sua vida.
Hoje, vamos falar sobre a manipulação emocional, ou seja, das repetidas tentativas de controlar os comportamentos de alguém através do abuso emocional como o medo, a culpa, a vergonha e do psicológico, por meio de influências de pensamento, de julgamento e de crenças da pessoa manipuladora.
A manipulação emocional pode acontecer de diversas maneiras, em diferentes tipos de relacionamentos, como por exemplo, entre familiares, parceiros românticos, amigos ou colegas de trabalho, ou seja, aquelas pessoas de quem você mais gosta, em quem mais confia ou com quem mais convive.
É comum que a vítima de manipulação emocional demore a perceber que há algo de errado acontecendo. Parece ser sutil, nem sempre é óbvia e de difícil detecção, a pessoa manipuladora pode até passar despercebida, pois muitas vezes o enredo vai se desenvolvendo aos poucos e pode parecer que faz parte do relacionamento.
Muitas condutas abusivas, parecem apenas demonstração de cuidado, porém vão se tornando gradativamente mais controladoras e é isso que ajuda a naturalizar essas ações problemáticas e acaba se tornando o “faz parte do relacionamento”.
Devido à uma consciência limitada sobre elas e o mundo, a pessoa manipuladora, não consegue dimensionar o verdadeiro impacto emocional causado na vítima. Há uma grande chance de desencadear problemas ligados à depressão, ansiedade, abuso de substâncias e traumas que podem prejudicar seus futuros relacionamentos.
Como o abuso emocional e psicológico são precursores do abuso físico, a pessoa também pode sofrer agressões e até mesmo ser vítima de homicídio. Olha como o assunto é sério!
A EMBOSCADA DE UMA PESSOA MANIPULADORA
A pessoa manipuladora, pode causar sentimentos de culpa, ansiedade, medo, vergonha, o que dificulta compreender o que está se passando com a vítima, porque a tendência dela é se fechar.
Pode até mesmo fazer a vítima duvidar da sua própria sanidade ou das suas capacidades intelectuais. Através de críticas constantes, do sarcasmo, da ironia ou de insultos, a pessoa que manipula, vai deixando a vítima mais confusa, com a autoestima mais baixa e menos confiante no próprio discernimento.
Quem manipula pode ter um grande foco nas próprias emoções e isso pode dificultar que ela se importe com as emoções do outro ou seja capaz de perceber a sua própria responsabilidade nos conflitos que têm ocorrido.
De um modo geral, uma relação na qual existe um grande nível de manipulação emocional, dificilmente vai melhorar de forma espontânea. A tendência dessas relações é de se manterem assim, a não ser que a vítima ou algum agente externo haja de forma proativa para modificá-las.
Sendo assim, se você está sofrendo por causa de alguma relação, busque e valorize o feedback externo. Quem é vítima de manipulação, não está em condições ideais para perceber isso, porque sua capacidade crítica estará limitada.
À medida que identificamos a situação, podemos nos prevenir e possibilitar que mais pessoas tenham consciência disso. Os ganhos são para todos, até mesmo a pessoa manipuladora pode aprender novas maneiras mais saudáveis de se colocar no mundo.
Então, como identificar essas situações e pessoas e evitar passar por isso? Conheça 8 sinais de manipulação emocional
LEITURA BÔNUS:
Os manipuladores sociais sob a perspectiva da linguagem corporal
Os manipuladores sociais, são pessoas extremamente encantadoras e inteligentes, que se comunicam bem.
De forma bem resumida, são pessoas com altos níveis de persuasão, ou seja, uma facilidade muito grande em convencer as outras pessoas de que elas estão certas ou de que o que elas querem é o correto, e quase sempre, acabam conseguindo o que querem.
Os manipuladores sociais se colocam muitas vezes na posição de vítima, invertendo a situação. Mesmo você estando completamente certo, eles conseguem te deixar com um sentimento de culpa, sentimento de “eu devo algo para essa pessoa”, então eles percebem suas emoções e conseguem te manipular através delas.
Além de se comunicarem bem, serem inteligentes, etc., eles têm uma autoestima muito elevada. Portanto, são pessoas que tendem a ser arrogantes, que se consideram superiores ou especiais de alguma forma. Tendem a expressar isso com gestos ou palavras, geralmente realçando o quanto são boas, ao mesmo tempo em que diminui e inferioriza as outras pessoas .
Os traços de um manipulador social, para você identificar isso no seu dia-a dia
- São arrogantes e presunçosos. Eles têm a autoestima tão elevada que mesmo quando estão como vítimas, você consegue ver através da linguagem corporal que eles estão seguros.
- Eles tem Sensação de superioridade mesmo que isso não seja justificável. Os manipuladores tendem a se realçar independente da situação. Eles se consideram superiores, portanto, sempre são os donos da razão, os detentores da verdade.
- Tendem a fazer dramas, apelos emocionais muito grandes, sempre chamando a atenção em qualquer ambiente, com exageros.
- Dependentes químicos, tendo o uso ou não, possuem um padrão de comportamento de manipulação social. Portanto, se você já foi vítima por uma pessoa com esse perfil, não se sinta mal, eles são muito bons nisso.
- Os manipuladores são marcados por várias rupturas emocionais. Por vezes, têm comportamentos impulsivos e característicos de várias explosões emocionais. A pessoa parece uma “bombinha relógio”.
- Causam muita pressão psicológica nos outros, aplicando gatilhos de culpa, de cobrança ou de medo, podendo te deixar desconfortável. Inclusive, são pessoas que gostam de expor, verbalizar os erros das outras em público, aumentando ainda mais, uma pressão negativa e tende a ter esse comportamento de forma repetitiva. Nessa situação de pressão, dificilmente você vai racionalizar e ficará suscetível ao controle emocional.
- E sim, os manipuladores sociais são mentirosos e muitas vezes, acreditam na própria mentira e até aumentam, mesmo que não vá ganhar nada de concreto no momento, eles o fazem visando apenas a manutenção da imagem.
Enfim, é uma pessoa com um comportamento muito difícil de se conviver. As pessoas que entram nessa, descrevem a sensação de estar vivendo sob pressão constante, se sentem muito mal, com esgotamento mental, podendo adquirir até mesmo doenças físicas. O manipulador é uma pessoa com um comportamento similar a de um vampiro emocional.
A primeira coisa que você precisa entender, é que não há nada de errado contigo. O manipulador é que tem uma carência gigantesca, uma lacuna muito grande que ele precisa preencher com atenção, ele precisa se afirmar o tempo todo, se sentir por cima, sendo assim, ele busca isso nas pessoas mais próximas.
Dito isso, como nós podemos lidar com os manipuladores sociais?
A dica principal é SE AFASTAR! Evite ficar perto do manipulador social e, principalmente evite ficar sozinha com ele, pois não haverá outras pessoas para te ajudar a pensar de forma racional. A gente tem que tomar muito cuidado, os manipuladores sociais, procuram ficar sozinhos com a pessoa para controlar toda a situação.
A outra dica é você se forçar ao máximo em SER RACIONAL! Pense o seguinte, o termo manipulação emocional já é explícito, o manipulador trabalha em cima das emoções. Se você não fornecer o básico, que é a emoção, ele não vai conseguir instalar os gatilhos citados acima.
A terceira dica é DEIXAR ELE FALAR! Fazer ele dar com a língua nos dentes, coisa que ele adora, e utilizar uma estratégia verbal de interrogatório, uma entrevista reversa ou aleatória. A tendência do mentiroso é entrar em contradição.
Quando um manipulador emocional começa a perder o controle, ou seja, ele para de manipular e começa a ser manipulado, ele fica em choque e nesse momento, ele tem uma resposta muito brusca, como uma criança, aquela resposta de luta ou fuga.
Se você não puder se afastar por se tratar de alguém muito próximo a você, como por exemplo, seu chefe ou alguém da sua família, é imprescindível que você aja de forma racional. Pense muito bem no que vai falar, se possível tenha pessoas por perto e faça isso com respaldo jurídico, assim é muito mais garantido que não vai acontecer nada de negativo com você.
Todas as pessoas buscam atender às suas necessidades de sobrevivência e satisfação pessoal., o que é importante para si, e isso é natural do ser humano, Esse comportamento é totalmente saudável para quem tem uma boa dose de autoestima e sobretudo de amor próprio.
Isso só se torna tóxico quando tentamos reduzir os efeitos de algum desequilíbrio emocional em detrimento de outra pessoas.
Espero ter ajudado. Um aconchegante abraço e cuide-se!
Leia também: Estão usando estas técnicas de manipulação contra você? Veja como não cair
Pesquisa/Fonte/Indicação
Dangerous Personalities – Joe Navarro/Ex Agente do FBI
When Violence Is the Answer – Tim Larkin/Ex Seo Oficial da Marinha Americana
Carol Portilho – Especialista em linguagem corporal e perita facial
Vitor Santos – Especialista em linguagem Corporal
André Rabelo – Doutorado em Psicologia