Qual é a senha?
Se eu pudesse te falar uma senha chave para a sua carreira nas agências de modelo seria: “Seja profissional e tenha inteligência emocional”
Uma vez dentro das agências de modelo, dentro de uma selva!
Quando eu falei sobre inteligência emocional, estava apenas explicando à minha maneira, o que inúmeras modelos famosíssimas, como Gisele Bündchen, Naomi Campbell ou Gigi Hadid. relatam de suas experiências no começo da carreira.
Resumindo, é uma batalha competitiva para ver quem se sai melhor. E se você não estiver preparada emocionalmente para isso, pode até mesmo lhe causar problemas psicológicos, como ataque de pânico, ansiedade, bulimia, etc.
E em todos os casos, a melhor solução é focar em si mesma! Seja no seu trabalho, no seu próprio desenvolvimento pessoal… Acima de tudo, olhe para si!
Agências de modelo na parte técnica dos bastidores
Agora que você sabe com o que precisa tomar cuidado, vamos às especificações:
Sobre altura, em sua maioria, as agências exigem uma altura mínima de 1,72 variando até 1,80 de altura. Isso quando falamos sobre modelos de passarela, aquelas que vão desfilar literalmente, e a maioria das modelos pesam entre 58 a 60 kg.
Em virtude da aceitação e valorização de todas as mulheres, a moda vem passando por diversas mudanças significativas ao longo dos anos. E mudanças positivas eu diria, ultimamente as passarelas estão ganhando novos formatos.
Posso citar como exemplo as modelos comerciais! Nesse caso, o seu biótipo não importa muito, eles avaliam mais o quão você é qualificada para aquele trabalho específico. Focado especialmente em ser chamativo e prender a atenção de quem vai assistir a propaganda!
Como entrar para uma agência?
Basicamente, pra entrar em uma agência de modelos, seja ela comercial, de passarela ou os dois, você precisa fazer uma inscrição e pode ser online. Eles pedem fotos com biquíni mostrando corpo inteiro, corpo de perfil (esquerda e direita) e uma mostrando apenas um pouco abaixo do busto pra cima, dando um close nesse rostinho lindo que você tem aí!
Escolha uma parede lisa da sua residência e caso você não tenha uma boa iluminação natural, faça uma artificial com auxílio de uma lanterna, ou se você tiver uma “Ring Light” também pode te ajudar bastante. Apenas se atente em não criar sombras com a posição das luzes.
Sua câmera não pode ficar muito para baixo ou muito para cima. Isso distorce as formas do seu corpo na imagem. Por isso foque em tirar fotos retas e centralizadas.
Pele e cabelo, amiga, não exagere em nada, procure deixar o mais natural possível!
Passando essa etapa de tirar as fotos e preencher o seu currículo, que consiste em informar a sua altura, o seu peso, as suas medidas, a sua idade, cor dos olhos, cor do cabelo, se tem pintas, sardas, tatuagens ou piercings. E se você é um menor de idade, provavelmente terá que informar o nome do responsável e o contato.
Agências de modelo pessoalmente
Eu falei sobre como se inscrever em uma agência de modelos por meio da internet, entretanto, esse encontro também pode ocorrer presencialmente. Fique tranquila! As informações que você precisa levar são as mesmas, a única diferença é que serão preenchidas em um papel, e você será avaliada pessoalmente.
O recomendado é que você se apresente com um look básico, aquela coisa de: “menos é mais”. É super legal que você queira colocar o seu toque de personalidade, porém não se esqueça, você está indo para uma entrevista de trabalho! E também separe um biquíni na sua bolsa.
Ufa! Passei… E agora?
Se você passar para agência, eles vão fazer o seu “Composite”, que é o currículo de uma modelo, diferenciado como sempre né? Nele vão ter as suas informações básicas e fotos básicas também! Não vai ter nada muito “wow” de ensaio de estúdio, se trata somente de sua apresentação.
Dentro da agência, já vão ter algumas aulas para te auxiliar, como passarela. Essa você provavelmente aprende a andar de salto, a postura, a olhada de pantera, essas coisas.
Vale a pena ressaltar que, se você entrou na agência de modelos hoje, daqui a 5 meses você começa a pegar jobs, que nada mais é do que os seus trabalhos. Você pode fazer Jobs para empresas menores, porém a chefona no último nível do jogo, você só começa a liberar depois de alguns meses.
Justamente porque você não está totalmente preparada, e é o nome da agência que conta em você. Eles não vão indicar uma iniciante para uma marca super famosa.
Além disso, ainda tem o processo de “Casting”, que é a seletiva de modelos para um determinado trabalho. Depois disso tem o “Call-Back” simplificadamente é quando você ganha um retorno dessa seletiva. Daí você pode comemorar, se não rolar esse retorno, significa que você não passou na seletiva pra fazer o job.
Eles sempre vão tentar enxergar a marca, o trabalho, a causa, o propósito deles em você e é exatamente por isso, que você deve deixar o seu lado pessoal em casa e levar uma personalidade profissionalmente bem forte! Você vai receber muitos “nãos” e poucos sim, a matemática de 1 em 10.
Como escolher uma agência de modelo
Foge de agência que te procura no privado do Facebook ou Instagram! Agências sérias não procuram modelos, elas têm os olheiros delas por aí, desse modo, o processo de abordagem é completamente diferente.
E outra, as modelos por si só vão até elas. Epara você identificar essas agências, vire uma senhora detetive e investigue cada minucioso feedback que essa agência tem! Pesquise no Google, assista vídeos de outras modelos, leia comentários até virar a página, vá em sites de críticas e reclamações. Apenas não se iluda com qualquer agência que aparecer na sua frente.
Procure agências sérias, na era da tecnologia, informações circulam com a velocidade do Sonic. Pesquise também sobre os valores morais dessa empresa, eu diria que a melhor forma de saber sobre isso é lendo comentários.
Ae lindeuza só não esquece de lavar as mãos antes de qualquer coisa! E beber água também.
Até a próxima!