Dia Internacional Das Mulheres | Histórias Reais

Vamos falar sobre as mulheres, essas lindas! Mais especificamente o sentido de comemorarmos esse dia tão importante.

Começou em 1908 quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. 

Em 1910, a ativista em favor dos direitos femininos Clara Zetkin propôs a criação do Dia Internacional da Mulher, durante o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagem. A partir daí surgiram manifestações de mulheres em todo o mundo.

90 mil Tecelãs

A manifestação mais famosa aconteceu em 8 de março de 1917, quando na Rússia operárias do setor de tecelagem entraram em greve, pedindo apoio aos metalúrgicos. Cerca de 90 mil tecelãs russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestaram contra as ações do Czar Nicolau II e foram contra a segunda guerra. 

Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como “Pão e Paz”.

Incêndio Em Triangle Shirtwaist

Já o conhecidíssimo incêndio na fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist, no ano de 1911, onde houve diversas mortes, é muito lembrado como o dia da mulher, todavia por incrível que pareça não é!

Esse caso foi como uma exposição geral das péssimas condições de trabalho femininas na época. Não foi necessariamente um protesto de fato, mas foi muito importante para lembrar a história!

Explicando melhor: as condições de trabalho das operárias que trabalhavam na Triangle Shirtwaist eram desumanas, em que trancavam as portas para evitar que as mulheres saíssem para qualquer horário de descanso, inclusive as idas ao banheiro eram monitoradas.

Dessa forma, 25 de Março de 1911 foi um grande desastre industrial que causou a morte de mais de uma centena de pessoas (129 mulheres e 23 homens) que morreram no fogo ou se precipitaram do edifício.

OFICIALMENTE dia das mulheres

A ONU declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e, foi a partir desse ano que o 8 de março foi oficializado como Dia Internacional das Mulheres, apesar de que já existiam celebrações e manifestos muito antes disso.

Uma curiosidade sobre esse dia, são as cores representativasde acordo com o site oficial: Roxo, verde e branco.

  • Roxo significa justiça e dignidade.
  • Verde simboliza esperança.
  • Branco representa pureza.

Então chegamos a conclusão que esse dia é para refletirmos sobre todas as conquistas de mulheres fortes e inspiradoras ao longo da história, tem significado de gerações envolvidas!

Se hoje você pode ser essa mulher que está lendo, considerando que muitas outras não tiveram sequer acesso a escola básica, não por fatores como falta de dinheiro, mas sim por serem mulheres, agradeça a essas conquistas.

Se hoje você tem espaço dentro da política, mesmo que seja pouca, estamos falando de um grande avanço.

Vamos continuar essa conquista, para que no ano que vem, dia 8 de março, possamos deixar mais um marco na história, vai lá mulher!

Compartilhe: