ESTAMPA EM TECIDOS: Das anciãs às mais recentes

Provavelmente você tenha alguma camiseta estampada e hoje, vamos falar um pouco sobre como essa estampa é feita.

a técnica milenar de estampa

Por ter sido tradicionalmente usada em diversas regiões, essa técnica para estampar tecido, é considerada uma espécie de anciã das estampas, estou falando dos carimbos ou pincéis como técnica de tintura. 

Essa técnica, caiu em desuso por gastar muito tempo e exigir um cuidado minimamente perfeccionista, para se conseguir uma boa estética da obra. Outro fator, é que o nível de relevo da tinta desse modelo de estampa é notável.

Porém, ainda há muitos designers que preferem essa técnica de estampa. Por ser um trabalho artesanal único, agrega uma forma de uma forma de exclusividade aos seus clientes.

Serigrafia

Outra técnica atiga de estampar tecido aindaé muita usada é o silk-screen, conhecido também por serigrafia ou simplesmente impressão de tela.

O custo da fabricação com essa técnica é baixo e você pode conseguir variados resultados com as estampas por serigrafia. Sendo mais utilizado por pequenos produtores ou fabricantes que estão começando em pequena escala.

Hoje em dia, as impressões de tela são feitas em poliéster ou nylon. Originalmente elas eram roduzidas em seda. Foi daí que surgiu o nome de origem grega: “Seri”(seda) “grafia”(desenhar ou escrever).

Primeiro cobrem a tela com uma espécie de resina. No próximo passo, montam o modelo de estampa em algum vetor gráfico pelo computador e imprimem. É mportante que a impressão seja feita em um papel transparente como o papel vegetal. Essa também é uma solução mais “custo benefício” por assim dizer.

Cobrem a tela com o papel invertido, de forma que a estampa saia do lado desejado e posicionam a tela em uma mesa com luz, geralmente de led, e cobrem.

Deixam por alguns minutos para que a resina endureça. Lavam a tela com um jato de água com pressão e por fim, posicionam a tela sobre o tecido e passam a tinta. É importante dizer que determinados tons de cores, necessitam o emprego de duas ou mais camadas para uma melhor cobertura.

O relevo da tinta de uma estampa feita por serigrafia é relativamente maior, considerando as outras alternativas técnicas abaixo:

industrial

As empresas precisavam de uma técnica menos trabalhosa e precisa de tal forma, que atendesse a demanda de produção em larga escala da Revolução Industrial. Estando em conformidade com a necessidade de se produzir com maior velocidade, para atender as necessidades do popular “Fast Fashion“.

Foi por isso que inventaram cilindros de cobre, onde cada um deles continha uma parte da estampa. Surpreendentemente, passava-se o tecido entre eles e a estampa ficava prontinha no final do processo.

Essa técnica garante uma qualidade superior no acabamento e um nível de relevo da tinta quase imperceptível.

A desvantagem é justamente o seu custo, esses cilindros são bem caros e quem presta esses serviços hoje possuem uma margem de preços cuidadosa.

digital

Basicamente existem dois tipos de estampa digital, ou melhor duas técnicas:

  • Sublimação: Usam de uma impressora a base d’água para imprimir a estampa no papel especificamente sublimativo. Logo depois a estampa é levada para uma prensa em alta temperatura, fazendo com que a tinta passe do papel para o tecido. Contudo, as cores não ficam tão fiéis ao original projetado no vetor e pode haver alguns mínimos defeitinhos.
  • Digital: A estampa é impressa diretamente no tecido ao invés do papel. Além das cores ficarem mais realistas, transferir o degradê sem muitos problemas e conseguir que os os detalhes sejam preservados no processo, o nível de relevo da tinta é insistente. Essa é uma técnica sustentável, mais recente e mais barata, ou seja, tudo de bom!

Foi isso lindeuza! Espero que tenha gostado S2

Compartilhe: