Filmes e Séries Em 2023: Karl Lagerfeld e Mais

As expectativas no cinema para os filmes de 2023 estão altas. Estamos falando de Indiana Jones, Missão impossível, Velozes e Furiosos e John Wick. 

Dos filmes que dizem respeito à moda também não deixaram a desejar! Fique aqui com o que nos aguarda. Ainda, no final confira uma lista especial com os principais filmes sobre moda do cinema.

Os filmes 

Tanto Karl Lagerfeld quanto Kate Moss serão o tema das cinebiografias de Hollywood deste ano. 

Jared Leto está definido para interpretar o falecido estilista da Chanel em um filme que se concentrará em “relacionamentos importantes na vida de Karl Lagerfeld, contados através de lentes imprevisíveis, muito parecidas com o próprio homem”, de acordo com uma entrevista que o ator deu ao WWD. 

Aliás, quem foi consultado sobre o projeto para garantir sua precisão? Três dos confidentes de longa data de Lagerfeld: os executivos de Karl Lagerfeld, Paolo Righi e Caroline Lebar, bem como o ex-assistente pessoal do estilista, Sébastien Jondeau. 

Ao passo que Lagerfeld e seus designs também serão, é claro, o tema da exposição da primavera deste ano no The Met! Já que 2023 marca a abertura de duas retrospectivas de grande sucesso, Karl Lagerfeld: A Line of Beauty, que estreia no Met em maio, e também Gabrielle “Coco” Chanel, que chega ao V&A em Londres em Setembro. 

Por outro lado, a cinebiografia de Moss também se concentrará em uma parceria que moldou o fundador da Cosmoss. Voltando aos nove meses que Kate passou sentada para um retrato do falecido Lucian Freud, com o roteirista vencedor do Oscar James Lucas escrevendo o roteiro.

As séries 

Sempre envolvida nas maiores polêmicas do mundo fashion, inclusive, recentemente a maior e mais repugnante de todas elas _sobre a alusão á pedofilia em uma de suas campanhas_, contudo a marca Balenciaga terá sua série dramática sobre a vida de Cristóbal Balenciaga, filho de um pescador e costureira que se tornou um dos maiores costureiros do mundo contra todas as probabilidades. 

Assim a próxima série em espanhol, criada por Lourdes Iglesias e simplesmente intitulada Balenciaga, traçará a evolução pessoal e profissional do designer desde a Guerra Civil Espanhola até sua morte em 1972, com o ator Alberto San Juan no papel principal. 

Eu não preciso dizer que dessa vez a grife foi longe demais na tentativa de chamar atenção com mais um de seus escândalos, ou o quanto isso me assusta de fato!

Uma coisa é venderem sapatos velhos e desgastados a preço de artigo de luxo, quem quiser que compre. Todavia outra completamente diferente é fazer um ensaio fotográfico onde uma criança está claramente em uma representação de quarto sadomasoquista, fazendo clara alusão a pedofilia… 

E na AppleTV+? Em uma série com Ben Mendelsohn e Juliette Binoche darão vida à rivalidade entre Christian Dior e Coco Chanel na Paris do pós-guerra para The New Look, com participações especiais de personagens como Yves Saint Laurent, Pierre Balmain e Hubert de Givenchy. 

Os Documentários 

Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Christy Turlington traçarão sua espetacular ascensão na Nova York dos anos 80 para a série documental The Supermodels. 

“É sobre nossa vida e momentos juntos: nossa amizade, carreiras, nossa feminilidade, nossa maternidade”, disse Campbell à Vogue sobre a série. “Como modelos, não temos nenhum direito sobre nossa imagem, então é bom sermos parceiros em nosso legado – e em nossas próprias palavras.” 

In Vogue: The 1990 do Disney+, por outro lado, refletirá sobre todas as maneiras pelas quais os 10 anos anteriores ao milênio remodelaram a indústria de cima a baixo, com insights da própria Anna Wintour e Edward Enninful da Vogue sobre a vida na primeira fila. 

As Exposições 

Eventualmente em abril, a William Morris Gallery abrirá uma exposição retrospectiva dedicada ao sábio das lantejoulas e favorito do design londrino Ashish. 

Um mês depois, o Design Museum acolhe a maior exposição britânica dedicada ao sari, peça de vestuário milenar que – segundo a responsável pela curadoria Priya Khanchandani – está a passar por uma “revisão radical do século XXI”, uma vez que as suas conotações culturais e materialidade são reavaliados na sociedade indiana contemporânea.

“No Reino Unido, a Índia foi representada por meio de lentes etnográficas ou coloniais”, acrescenta ela sobre The Offbeat Sari. “Este show tem como objetivo mudar esse discurso.”

Alguns filmes sobre moda

  • Coco Antes de Chanel (2009) Mostra o início da carreira da designer Gabrielle “Coco” Chanel. Que veio a se tornar um dos maiores nomes da moda na história!
  • Valentino: The Last Emperor (2008) Documentário para homenagear a despedida de Valentino, design que construiu um dos maiores impérios no mundo da moda.
  • Cinderela em Paris (1957) Musical onde a protagonista interpretada por Audrey Hepburn sai de funcionária de uma livraria para modelo depois de conhecer o fotógrafo Avery (Fred Astaire)
  • O Diabo Veste Prada (2006) Meu filme preferido _ e também um dos mais famosos filmes sobre moda. Onde retrata a vida da assistente de Miranda, editora de uma revista grande. O que torna tudo mais legal é o fato de que o livro best-seller usado como inspiração para o filme, foi escrito por Lauren Weisberger! Ex-assistente da editora-chefe da Vogue, Anna Wintour.
  • The September Issue (2009) Similarmente o documentário de como Anna Wintour. Editora chefe da Vogue preparou a fall fashion 2007, a segunda maior edição já feita na história da revista.
  • Bill Cunningham New York (2010) Documentário sobre o fotógrafo de street style responsável pela coluna “On The Street” do jornal The New York Times.
  • Casa Gucci (2021) A história de Patrizia Reggiani (Lady Gaga). Que mandou matar o ex marido Maurizio Gucci (Adam Driver) onde o assasinato sujou o nome da família e da grife.
  •  A Vingança Está na Moda (2015) Meu segundo filme favorito. Um drama, com humor, conta a história da talentosa costureira Tilly que regressa à sua cidade natal para tentar se reconciliar com a mãe e se vingar de algumas pessoas do seu passado. Mas uma paixão inesperada cruza o seu caminho.
  • Cruella (2021) Inteligente, criativa e determinada! Estella tenta acender no mundo da moda com seus designs quando acaba chamando atenção da Baronesa Von Hellman.

Eu fico por aqui até a próxima leitura, um abraço!!

Compartilhe: