Ao que tudo indica, o metaverso está crescendo cada vez mais, abrangendo vários setores do comércio!
Aqui mesmo no Brasil, Lucas Leão foi um dos primeiros estilistas a lançar a sua marca no mundo metaverso, Lucas acredita que o futuro da moda está entre o virtual e o real.
É perceptível a rapidez com que esse universo está crescendo, mas também é fácil de entender, podemos lembrar da SPFW de 2020. Foi um ano complicado em relação a pandemia, várias marcas fechando as portas e outras tendo que “se virar” para conseguir desfilar suas coleções de forma segura.
Então, grande parte das coleções foram filmadas e expostas em sites e redes sociais afinal já estamos na geração Z. A maioria da galera que nasceu ali entre 1995 e 2015, nasceu e cresceu em contato com smartphones e tecnologia em geral.
Supermodelo Karlie Kloss
Recentemente a supermodelo Karlie Kloss que passou os últimos 15 anos trabalhando com os principais estilistas do mundo e, também uma apaixonada pela tecnologia, anunciou parceria com a plataforma de jogos Roblox para lançar coleções completamente virtuais elaboradas por cinco designers.
Oito anos atrás, Karlie fez um curso de programação na Flatiron School em Nova York, dois anos depois estreou a “Kode with Klossy”, uma associação (sem fins lucrativos) dedicada a ensinar mulheres jovens a escrever em código e, a ajudá-las a ganhar mais espaço no mundo tecnológico.
Podemos dizer que todo o histórico de Karlie contribuiu para esse momento!
Balenciaga, Prada, Thom Browne e Eva Chen
São as primeiras marcas a disponibilizar coleções personalizadas aos avatares Meta, nosso antigo Facebook. Anunciado mês passado por Mark Zuckerberg e Eva Chen, diretora de parcerias de moda da Meta.
“Itens virtuais representam uma maneira importante de expressão pessoal no metaverso e um relevante fomentador da economia criativa. Nós adicionaremos mais marcas e levaremos isso para a realidade virtual em breve”, disse Eva Chen.
Metaverse Fashion Week In Decentraland
Decentraland, lançado em fevereiro de 2020, é uma plataforma que permite aos jogadores interagir, comprar, criar e vender objetos virtuais com a criptomoeda “Mana”.
Esse ano em março a Decentraland protagonizou o Metaverse Fashion Week, desfile virtual que reuniu mais de 30 marcas de luxo. O evento da plataforma contou com grifes como Dolce & Gabanna, Tommy Hilfiger, Balenciaga, Forever 21 e Paco Rabanne, entre outras, no Fashion Street.
A brasileira Giovanna Graziosi Casimiro, produtora e responsável por organizar o desfile comentou a Forbes sobre as possibilidades no metaverso:
“Existe uma oportunidade para marcas expandirem sua identidade para além dos limites do espaço físico. Também, pela primeira vez, consumidores são capazes de construir coisas juntamente com marcas transformando o processo criativo em algo verdadeiramente interativo”
Reserva “Pistol Bird”
Em abril de 2022 a Reserva, marca brasileira, lança “Pistol Bird” no metaverso, uma coleção inteira de NFTs. Me lembro de ter sido a primeira notícia sobre a moda no metaverso que eu tenha lido sobre! O que me surpreendeu de fato foi como esgotaram as vendas em pouquíssimas horas.
Free Fire e Bradesco
Depois surgiram parcerias como o banco Bradesco e o jogo Free Fire, também investindo na moda e estética dentro do jogo, e desde então essas notícias só vem aumentando. E eu uma bela curiosa, fui pesquisar sobre, outra surpresa para o meu repertório!
Essa ideia não é nem um pouco nova, o metaverso, especialmente no mundo fashion, vem sendo trabalhado por visionários desde 2016. Donos das grifes, estilistas e diretores criativos entenderam a importância da digitalização no futuro.
Lojas Renner e parceria com a Playstation
A diretora de estilo da Renner, Fernanda Feijó, explica que o projeto é 100% digital, inspirada no PlayStation 5 e tanto a concepção como o teste dos produtos foram feitos por meio da utilização de tecnologias de imersão e hiper-realidade.
Além de inspirado nos elementos do game, ela também contou com a inspiração do estilo musical do Rap, presente de forma expressiva no mundo dos jogos. A coleção foi feita em parceria com Raphael Pereira, estilista dos principais rappers do Brasil.
. “O projeto nasceu do convite para o time da PlayStation e eles também demonstraram o interessa na conexão do estilo streetwear com o universo dos games, que queríamos trazer para esta coleção….”
Oetker Collection e DREST
Após grandes parcerias com marcas de luxo como Gucci, Prada, Cartier, NARS e Valentino, é a primeira vez que a DREST, aplicativo de games de moda de luxo, trabalha junto a uma rede hoteleira.
A Oetker Hotel Management GmbH, uma empresa alemã de administração de hotéis com sede em Baden-Baden, também aparece sob a marca de roupas Oetker Collection.
No app, os jogadores fazem o papel de estilistas, montam looks de alta costura seguindo o catálogo de coleções de mais de 250 marcas, completando seus desafios diários.