Curiosamente, estilistas abordaram o poder feminino no terceiro dia da Semana de Moda em Milão, apresentando coleções para o próximo outono e inverno.
Em Cormio, um time de futebol juvenil emprestou seu campo como local da passarela para a semana da moda em Milão e interrompeu o treino para assistir.
Em Andread Amo, o designer do sul da Itália desafiou o mito de Eva como portadora do pecado original.
E a Gucci construiu um novo arquétipo feminino durante seu ínterim, entre a fase de diretores criativos.
Aliás os desfiles na sexta-feira na semana da moda em Milão tiveram destaque por estarem no terceiro dia de coleções predominantemente femininas.
GUCCI DESENHA NO PASSADO ENQUANTO OLHA PARA O FUTURO
Sim, nós temos um marco na história da grife pois é o primeiro desfile de moda feminina pós-Alessandro Michele e pré-Sabato De Sarno.
Consequentemente a Gucci deixou o mundo da moda em um estado de animação e euforia, imaginando para onde a marca iria.
A coleção projetada pela equipe Gucci – onde muitos dentro dos quais trabalham há mais de duas décadas na casa – se baseou na herança que ajudaram a formar ao longo dos anos.
As notas citavam as cores sensuais de Tom Ford dos anos 1990. Houve até indícios dos florais excêntricos de Michele, isso é, apenas alguns meses depois que ele deixou o cargo!
Mas provavelmente o mais significativo neste momento de ‘limpeza de paleta’ podemos dizer assim, foi uma forte maré de fundamentos Gucci, com um traço pragmático.
A equipe ressuscitou ternos de corte dos anos 1990 com ombros largos e calças de ajuste fácil ou também os jeans de corte largo com camisa masculina, facilmente usados com um sobretudo amplo e acompanhados de uma grande bolsa multiuso.
Sheers dominou a passarela, revelando tangas da marca Gucci e meias arrastão em tons brilhantes através das roupas.
E assim os looks se mostraram ousados e confiantes até demais, sobrando pouco para a imaginação dos espectadores.
Mas ao mesmo tempo trouxeram os famosos casacos felpudos amplos para fornecer cobertura ao destino, como disseram.
Os looks foram finalizados com saltos gatinhos, alguns com detalhes peludos e salto duplo arredondado.
Uma curiosidade: o famoso cantor de rock alternativo italiano Maneskin, que tem sido frequentemente vestido pela grife, esteve presente no desfile.
CORMIO PROMOVEU O ATLETISMO NA semana de moda em milão
A estilista Jezabelle Cormio apresentou uma coleção que mistura ‘Girlie’ — babados, laços e fitas — com peças de atletismo, na forma de chuteiras de campo e bolsas em forma de bola de futebol.
Todos os looks da marca Cormio eram fáceis de usar e se mover, com várias possibilidades de camadas, destacando o básico Gen-Z de conforto fácil e estilo próprio.
Vestidos esticados sobre a forma. Malhas com padrão de argyle levantado foram bem colocadas em camadas com suéteres super-cortados com drenagem de babados.
ANDRE ADAMO NASCE DO SUL DA ITÁLIA
Andre Adamo está aqui para dizer que alguém de uma pequena cidade na região da Calábria, no sul da Itália, pode chegar à pista de Milão. Mesmo que o mundo da moda já soubesse disso pelos irmãos Versaces.
Nessa tradição, ele apresenta looks poderosos para o seu Grand Andreadamo com ilhoses e couro, tule e malhas que envolvem a forma.
Tule enrolado sobre malhas, estilosas como uma múmia. Vestidos nus cobertos de ilhoses finalizados com um toque de sereia. Adamo também coloca volumes em botas grandes que envolvem os joelhos ou bainhas de calças.
O foco da estação é uma folha de figueira. Assim uma representante “Eve” fechou o show em um macacão nude com folhas metálicas cavadas apropriadamente colocadas. Pecado original desrespeitado.
Adamo disse que a coleção homenageia sua cidade natal, Crotone, e suas frágeis encostas de montanhas, representadas em tons de terra. Ele o dedicou à avó costureira, que não conseguiu vê-lo chegar à grande cidade da moda do norte.
Parado observando os detalhes de cada modelo antes do desfile, Adamo enxugou uma lágrima em sua memória.
“Esta é uma homenagem à minha cidade para mostrar que mesmo de uma pequena cidade do sul é possível sonhar”, disse.
TOD’S AQUECE PARA O PRÓXIMO INVERNO
A moda encontrou Tod’s para o próximo desfile de outono e inverno, situado entre as imponentes estruturas de concreto reforçado intituladas “Os Sete Palácios Celestiais” de Anselm Kiefer.
O vestuário exterior é fundamental para a coleção mais recente do diretor criativo Walter Chiapponi, desde parkas que varrem o chão até bombardeiros curtos.
As linhas limpas em tons quentes e monótonos enfatizam a funcionalidade e os detalhes artesanais: as minissaias foram combinadas com camisas de malha canelada com detalhes em couro e um sapato fechado nas costas, enquanto vestidos apertados na cintura, imitando uma parca, e foram usados com Teddy urso sapatilhas em shearling. Este é um guarda-roupa urbano que se traduz facilmente no escritório.
Apesar da chamada matinal, o desfile foi repleto de celebridades, incluindo uma série internacional de atrizes: Kathryn Newton dos EUA, Milly Alcock da Austrialia, Liu Shishi da China e Nana Eikura do Japão, bem como a cantora sul-coreana Alegria.
Eu fico por aqui com essas novidades, até a próximas e um abraço!