NYFW: Tommy Hilfiger, Fendi, Marni e mais destaques 2022

Há três semanas atrás entre os dias 3 a 7 de julho, aconteceu a Paris Haute Couture Week, ou semana de alta costura, onde contou com a presença de figuras importantes que partiram de diversos lugares do mundo com o intuido de assistir as grifes da alta costura, previamente selecionadas, desfilarem suas coleções no evento que acontece em Paris.

Como de costume a semana de alta costura em Paris abre o calendário fashionista e inicia as principais fashion weeks da moda que já conhecemos muito bem, seguindo a ordem começamos pela New York Fashion Week (NYFW). Todas elas estão marcadas para setembro, o que com certeza não está nem um pouco longe de acontecer. Pois é esse ano passou voando!

New York Fashion Week | 9 a 14 de setembro de 2022 

Em síntese, hoje a  fashion week de Nova Iorque está se rearranjando, em busca de um calendário que atenda melhor o freguês americano. Dessa forma as grifes não precisam mais, necessáriamente, participar da fashion week na data estabelecida, e sim quando for favorável ao mercado e ao público de cada marca. 

Essa flexibilidade me deixa na espectativa de saber quem vai confirmar presença ou não, o que sem duvida, se torna uma surpresa constante.

É claro, a Big Apple sempre foi uma referência insubstituível quando falamos de uma cidade da moda! Então eu separei as principáis noticias já confirmadas para uma das semanas de moda mais aguardadas de 2022.

Fendi marca o início da NYFW

Ao passo que a Fendi anunciou que irá realizar um desfile especial em 9 de setembro, marcando o início da Semana da Moda de Nova York, que vai até 14 de setembro.

Por enquanto, não foram divulgados muitos detalhes, mas em seu perfil no Instagram, a Fendi publicou a foto de campanha com a modelo Linda Evangelista e uma Baguette na cor prata, na legenda explicou que irá comemorar os 25 anos da icônica bolsa e os dois anos de Kim Jones à frente da direção artística do prêt-à-porter feminino e da alta costura.

Tommy Hilfiger retorna à NYFW

Sim! Pela primeira vez, depois de três anos a marca Tommy Hilfiger, da PVH Corporation, está de volta a New York Fashion Week! O desfile acontece às 19 horas do dia 11 de setembro, com um evento empírico que apresentará a mais recente coleção Outono 2022 “See Now, Buy Now”, enquanto submerge o público física e digitalmente em uma, segundo a da marca, “experiencia interativa”.

Inaugurando o setor, a Tommy Hilfiger espande seus horizontes dentro do metaverso! A empresa anunciou que irá transmitir seu evento ao vivo para a comunidade global Roblox de mais de 50 milhões de usuários diários. Com avatares vestidos com os looks das coleções “que tomarão conta da cidade virtual remixada de Nova York”.

“Quando eu pensei onde seria nosso retorno à semana da moda, meu coração foi imediatamente para a icônica cultura criativa de Nova York”, disse Tommy Hilfiger. “É aqui que moda, arte, música e entretenimento se uniam quando comecei na indústria. E hoje em dia ainda é essa abordagem que me inspira a criar novas experiências criativas. Esta temporada é sobre o choque das minhas inspirações favoritas com novos conceitos de eventos ao vivo e em mundos virtuais. É a expressão perfeita do que representamos enquanto prestamos homenagem às nossas raízes com um retorno ao NYFW”.

Enquanto o evento principal acontecerá na Semana da Moda de Nova York, a empresa disse que a coleção será também trazida à vida em outros locais, como “capitais europeias até Chengdu, e mais além” .

Marni leva a marca a “turnê” começando por NYFW

Atualmente a Marni, de Renzo Rosso, OTB, decidiu desfilar na Big Apple na noite de 10 de setembro com sua coleção primavera-verão 2023, como o diretor artístico da marca, Francesco Risso, revelou à imprensa.

“Este desfile faz parte de uma nova estratégia iniciada após os bloqueios de 2020, com o desejo de explorar novos territórios”. Explicou Marni, confirmando o comunicado feito por Francesco Risso à Vogue Business e, detalhe, sem revelar o local do desfile.

Bem como, o desfile será acompanhado por ativações nas três lojas da marca em Nova York e será novamente encenado com o artista e diretor criativo iraniano-americano Babak Radboy e o músico anglo-americano Dev Hynes.

O evento em Nova York deverá permitir à marca “aproximar-se do seu público”, como explicou Francesco Risso, revelando a intenção de “sair em digressão”. Nova York deve, portanto, ser a primeira parada de uma turnê que levará Marni a deixar as passarelas milanesas para desfilar pelo mundo. Depois dos Estados Unidos, a marca irá para a Ásia em fevereiro.

Cos desfila pela primeira vez na NYFW

Eventualmente, COS, a marca premium do grupo sueco H&M, vai desfilar pela primeira vez na passarela de Nova York. Liderando uma campanha com a modelo americana Paloma Elsesser e a atriz/produtora Natasha Lyonne. 

Com sua estreia na NYFW, a varejista de moda minimalista pretende celebrar as diversas comunidades e a vibração da cidade de Nova York. O desfile acontecerá na terça-feira, 13 de setembro, às 14h. Além disso, o show será transmitido ao vivo no site da COS.

Pois é, a New York fashion week tem se mostrado cada vez mais atrativa, assim como Tommy Hilfiger, a marca italiana Chiara Boni, que após a pandemia optou por desfilar em janeiro passado, em Florença, também volta após três anos a passarela da Big Apple. A Puma, já confirmou presença após cinco anos de ausência com um desfile “phygital” que combinará esporte e moda.

Até a proxima com mais notícias.

Compartilhe: