O consumo consciente está na moda

O consumo consciente está na moda, mas você sabe o que isso significa?

Da mesma família do consumo sustentável, o consumo consciente é aquele em que cada escolha é feita pensando no impacto que terá no meio ambiente, na sociedade, no seu bem estar e até mesmo nas suas finanças.

O conceito é super simples! Quando você abre mão de comprar por impulso, você está consumindo de forma consciente, fazendo escolhas que vão ajudar a evitar o desperdício dos recursos naturais e de dinheiro.

Você se interessou pelo assunto? Então fica aqui que vamos falar um pouco sobre os benefícios de se fazer as melhores escolhas e principalmente, como colocar em prática esse conceito tão importante. A gente te ajuda!

Juntamente com a indústria da beleza, a moda sempre foi usada como parâmetro de estilos de vida, especialmente por causa das mulheres, sendo assim, apontada como pauta para variadas discussões sociais e ambientais. A busca por estar dentre esses parâmetros estabelecidos, resulta em um consumo inconsciente e excessivo.

REPENSANDO A PRODUÇÃO

Das coleções: Alguns anos atrás, as grifes produziam apenas 4 coleções por ano, acompanhando as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Consequentemente, quando uma nova coleção de moda era lançada como tendência para o próximo ano, as que haviam sido apresentadas se tornavam ultrapassadas.

Do Fast Fashion: Atualmente a moda está vibrando num movimento chamado Fast Fashion, que consiste em produzir novos modelos o tempo todo e retirar das araras o que não vende. Bastante criticado por alguns especialistas e consumidores, algumas marcas começaram a repensar o funcionamento de sua cadeia de produção e a adotar medidas que diminuem os danos ao meio ambiente.

O consumo consciente está na moda, mas você sabe o que isso significa

O Slow Fashion: É um movimento que surgiu para dar maior consciência ecológica aos consumidores, sendo uma alternativa sustentável à moda globalizada. Tem como objetivo valorizar o modelo de produção, processos e cultura local. Oposto ao fast fashion, o slow fashion assume uma postura humanizada da moda e o seu consumo, criando confecções que não agridem o ambiente e não geram resíduos tóxicos, além de ter uma vida útil prolongada.

Leia mais em: Slow Fashion: A tendência é ser consciente!

PARA MULHERES REAIS

Além das questões ambientais, as mulheres, já não se sentiam representadas pelas marcas. O que destacou a procura por produtos e empresas que tenham uma responsabilidade socioambiental ativa, Essas ganharam mais visibilidade e o resultado foi a adaptação aos padrões reais das consumidoras.

A publicidade também teve uma adaptação neste setor. A procura por modelos ‘’reais’’ aumentaram e a busca por transparência levaram as empresas a assumir uma comunicação mais próxima do dia a dia das pessoas.

O consumo consciente impactou a forma como o mundo da moda se posiciona. Agora, não são mais as tendências lançadas que caracterizam as consumidoras, são elas que caracterizam uma tendência. Cada vez mais, os fashionistas percebem as alterações em posicionamentos sociais, e a partir deste princípio lançam as suas coleções.

OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO CONSCIENTE

Praticar o consumo consciente não é só uma forma de contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente, existem vários outros benefícios!

Além da natureza e da sociedade, a sua vida financeira também é beneficiada. Ao evitar comprar por impulso e avaliar o que realmente precisa, você evita ser vítima do consumismo que pode levar ao desequilíbrio das finanças.

Ao refletir sobre o assunto no dia a dia e adotar práticas que levam às melhores escolhas, você mantém os seus gastos sob controle e, de quebra, guarda dinheiro para realizar os seus sonhos!

Mesmo pequenas mudanças de hábito trazem ganhos para a sociedade e para a sua qualidade de vida. Fique atento às suas escolhas, dê adeus à tentação das compras por impulso e dê a sua contribuição para um futuro mais sustentável.

Veja mais benefícios em adotar o consumo consciente:

  • Ao privilegiar marcas que têm compromisso com a sustentabilidade na hora de escolher os produtos que compra, você estimula que as empresas adotem boas práticas ambientais e sociais, promovendo relações justas de trabalho e atenção à saúde humana e animal;
  • Você evita o acúmulo de produtos que não precisa, tornando a sua casa um ambiente mais saudável e sustentável;

COMO FAZER PARTE DESSE MOVIMENTO

Fica a pergunta: Como fazer parte desse movimento que só cresce e contribui para um planeta mais sustentável? Fique tranquila, a gente te dá mais algumas dicas. Confira como colocar em prática agora mesmo o consumo consciente!

Conheça os 10 princípios do consumo consciente:

1. Planeje suas compras antecipadamente. Com essa atitude, você vai comprar menos e melhor. A impulsividade é inimiga do consumo consciente.

2. Avalie os impactos de seu consumo, levando em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas.

3. Consuma apenas o necessário e reflita sobre suas reais necessidades. Talvez você possa via a descobrir que consegue viver com menos e melhor.

4. Procure reutilizar os produtos e embalagens. Não compre outra vez o que você pode consertar, o lema é: “Transformar e reutilizar”.

5. Separe seu lixo para a reciclagem. Isso vai contribuir para a economia dos recursos naturais, na redução da degradação ambiental e na geração de empregos.

6. Use crédito consciente. Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

7. Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade do produto. Conheça e valorize as práticas das empresas, em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados, compre sempre do comércio legalizado. Dessa forma, você contribui para gerar empregos estáveis, ao passo que combate o crime organizado e a violência.

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços, adotando uma postura ativa de comunicação, enviando às empresas sugestões e críticas construtivas.

10. Reflita sobre seus valores, avaliando constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo.

Curtiu o conteúdo sobre consumo consciente? Então inscreva-se em nossa newsleter e siga a gente nas redes sociais. Assim você pode ficar por dentro do nosso conteúdo, em primeira mão!

Compartilhe: