Seguindo o protocolo real, o British Fashion Council, órgão responsável pela London Fashion Week, decidiu reorganizar os desfiles marcados para essa semana.
Inicialmente toda a London Fashion Week seria cancelada, por causa do luto pela morte da Rainha Elizabeth II, que faleceu nesta quinta-feira passada, no dia 8 de setembro de 2022 aos 96 anos.
Porém, Jonathan Anderson, fundador da JW Anderson e diretor criativo da Loewe, explicou que isso seria inviável para marcas menores e mais jovens, visto que todos estavam longe demais para voltarem atrás dos seus preparativos.
“O que a maioria das pessoas de fora da indústria não percebe é que a Fashion Week é principalmente um evento de negócios. É parte de um calendário global de moda planejado com um ano de antecedência e impossível de mudar no último momento” disse a estilista Regina Pyo.
Aliás a London Fashion Week tem sido uma grande “incubadora” de novos jovens talentos, com organizações sem fins lucrativos, como a Fashion East, que ajuda no financiamento de marcas emergentes.
Então o British Fashion Council, os designers e a comunidade da moda, chegaram a um acordo para seguir em frente com a semana da moda planejada de maneira que respeitasse tanto o clima nacional e mundial, quanto os planos da indústria.
O evento que estava programado para essa semana, dia 15 a 20 de setembro, teve que ser remarcado e reorganizado.
Por respeito ao funeral já confirmado para esta segunda-feira, dia 19, os desfiles como Christopher Kane e Roksanda, foram remarcados. Marcas maiores como Burberry e Raf Simons anunciaram em manchetes que desistiram de apresentar as suas coleções em Londres nesta Fashion Week.
Segundo a organização, as principais atividades comerciais da London Fashion Week vão continuar. Entretanto todos os eventos considerados não essenciais, como festas e inaugurações devem ser cancelados.
Homenagens À Rainha Elizabeth II
Na abertura, o design Daniel Fletcher fez um minuto de silêncio antes de desfilar o seu primeiro modelo de terno preto e braçadeira preta.
“Achei que ao abrirmos o evento, era importante marcarmos esse momento” disse Fletcher ao jornal londrino Evening Standard.
No desfile de Harris Reed, uma modelo entrou vestida de noiva, carregando um buquê de lírio-do-vale, a flor preferida da rainha. E, como fundo musical, Adam Lambert cantava “Who Wants to Live Forever” do Queen.
Na sua apresentação a marca espanhola Sohuman da sua coleção de primavera-verão 2023, modelos entraram na passarela ao final do desfile com a foto da Rainha, e nas mãos o desenho de uma coroa e as palavras R.I.P “descanse em paz”