A Semana da Moda ao decorrer desse ano
Em primeiro lugar sabemos que 2020 foi um ano agitado. Sendo necessário que a nossa São Paulo Fashion Week se adaptasse em relação a essas mudanças abruptas.
Mas foi fundamental para a moda encontrar, com a ajuda desses eventos online, uma forma de se reinventar no meio da situação de caos em que estamos vivendo.
Contudo, em 2021 a situação não mudou muito. E para evitar futuros problemas, confirmaram oficialmente o adiamento da São Paulo Fashion Week, que ocorreria no mês de outubro. Agora a data está confirmada entre os dias 04 e 08 de novembro.
Planejada em comemoração aos 25 anos da semana da moda em São Paulo, edição Número 50.
Além disso, os organizadores informaram que o motivo do adiamento foi devido ao contágio do vírus:
Concluímos que seria inevitável, mesmo num formato híbrido – que chegamos a considerar – a concentração de inúmeros profissionais que atuam nos bastidores dos desfiles e que, apesar de todos os cuidados, ficariam expostos a riscos.
Diz a nota, deixando explícito que a prioridade é a segurança das pessoas.
Estamos vivendo uma condição única na história. Muitos desafios mas também uma oportunidade enorme para repensar, refazer, experimentar novas possibilidades e construir outras formas de convivência, num momento em que abrimos mão de estar fisicamente com o outro em nome de um valor maior que é a vida.
Sobre São Paulo Fashion Week
Ocupando 5º lugar no pódio dos eventos de moda mais famosos no mundo. Fica então a São Paulo Fashion Week, sendo o maior evento de moda no Brasil e na América Latina.
Em primeiro lugar fica a New York Fashion Week sendo o maior evento de desfiles desde 1943, em seguida temos, Paris Fashion Week; Milan Fashion Week; London Fashion Week;
O que esperar dessa São Paulo Fashion Week?
A princípio, o formato desta semana vai nos entregar elementos históricos por meios digitais. E cada marca vai decidir como isso será apresentado aos espectadores, que estarão assistindo pela plataforma digital do evento.
Os organizadores ainda garantem que haverá interações com as localidades. Assim como posters espalhados pela cidade em formato lambe-lambe e projeções de imagens e ocupações audiovisuais.
Atualmente, ainda não se tem nada confirmado sobre um possível desfile presencial. Contudo, no dia 12/04, o Conselho de Designers de Moda da América anunciou que pretende voltar com os desfiles presenciais em Nova York. Leia mais sobre: A volta dos desfiles presenciais foi confirmada?
Sobre os valores…
Temos a certeza de que o maior estímulo nesse momento é CUIDAR, ACREDITAR E CRIAR. Um estímulo que não passe pelo medo, pela urgência de sobreviver. Um impulso inspirador, um brilho do que está por vir, renovando a crença em nossos valores, nas pessoas e nas nossas expressões criativas
Diz Borges, em nota.
Apesar de todas as perdas, eu estou otimista em relação a esse mundo fashion. Toda essa mudança está evoluindo para um caminho melhor.
Agora estamos nos voltando para a consciência da preservação ambiental, assim como oferecemos oportunidades de trabalho a milhares de pessoas. Em outras palavras, nós temos certeza que tudo isso, não é somente para a moda se reinventar e ultrapassar as barreiras, existe um fator social maior envolvido.
Além disso, estou em expectativa para conferir o que essa nova moda consciente vai nos trazer, e você?