São Paulo Fashion Week: Regeneração Depois de dois Anos

Foram longos dias até que finalmente o maior evento da América Latina retornasse às passarelas de salto alto.

A São Paulo Fashion Week teve sua abertura no dia 16 de novembro  na Pinacoteca. Os desfiles foram até 20 de novembro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera. E se encerraram no dia 21, no Rio de Janeiro. 

Período de superação

A edição nº 52 da São Paulo Fashion Week teve seus primeiros desfiles presenciais depois de dois anos, o evento aconteceu em formato híbrido, mesclando entre apresentações de desfiles presenciais e virtuais.

Bem como, seguindo todas as normas de cuidados com a higiene para a preservação das pessoas, em relação ao COVID.

“Em poucos dias, a moda brasileira estará novamente com toda sua potência, resiliência e com a certeza de novos aprendizados, que nos servirão de guia para os próximos anos. Como já disse anteriormente, não se trata de roupas, se trata de pessoas. O SPFW é um ato coletivo” – diz Paulo Borges, fundador e diretor criativo do SPFW.

Continue lendo para saber os destaques da semana da moda.

Teve estreia no São Paulo Fashion week

Criada no ano passado, quem abriu a semana desta temporada foi a Pedro Andrade que estreou, oficialmente, sua primeira coleção. Até então, a marca havia realizado apenas lançamentos pontuais.

Assim, o  casal Pedro Andrade e Paula Kim dividem a direção criativa da nova grife, em uma união que deixa claro a visão de ambos numa estética baseada na dualidade.

“Esse processo de cocriação não foi planejado, foi bem orgânico, quando vimos estávamos trocando croquis, passando referências”, diz Pedro.

Criada no ano passado, quem abriu a semana desta temporada foi a Pedro Andrade que estreou, oficialmente, sua primeira coleção.

Desse modo, a Pedro Andrade nasceu da vontade de ambos de fazer algo mais experimental e artístico que tivesse a sustentabilidade como um dos pilares principais.

Sendo assim, é por esse motivo que eles usaram de tecidos como o “couro” de cacto e fibras recicladas e biodegradáveis. 

Tendo o Brasil como grande inspiração da coleção, o casal encontrou linhas inspiradoras nas obras de Lina Bo, Bardi, arquiteta modernista ítalo-brasileira, e Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.

E fizeram estampas criadas com o artista Walmor Corrêa que fazem referências a contos do folclore brasileiro.

interação com o mundo Metaverso

A novidade é fruto de uma parceria da Garena, produtora do game, São Paulo Fashion Week e o Santander, parceiro do evento e com forte presença dentro dos esports. 

Interação com o mundo Metaverso: A novidade é fruto de uma parceria da Garena, produtora do game, São Paulo Fashion Week e o Santander, parceiro do evento e com forte presença dentro dos esports. 

Pelo acordo, vinte roupas personalizadas de personagens do game desfilaram nas passarelas de São Paulo. As skins escolhidas foram adaptadas e materializadas em looks criados pelos estilistas Daniel Ueda e Alexandre Herchcovitch. 

“Poder ver a releitura das skins de Free Fire desfilando na passarela do mais prestigiado evento de moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week, é algo incrível para os jogadores de Free Fire, para mim e para o time da Garena. É um momento de muito orgulho ver o quão longe o Free Fire foi e pode chegar, rompendo a barreira do digital e transcendendo para o real, mostrando que o jogo virou estilo, que o jogo virou moda”, disse Fernando Mazza, head de operações da Garena no Brasil.

Enfim o metaverso já conquistando seu espaço na moda, cresceu de uma forma relativamente rápida, mas acredito que vai ficar cada vez mais intenso!

Escola Ponto Firme

O projeto apresentou sua nova coleção nas passarelas do SPFW 2021 N52. Além disso, anunciou a criação da Escola Ponto Firme.

O Projeto Ponto Firme é uma iniciativa que promove a  capacitação de egressos do sistema carcerário. Desde a sua criação, vem transformando vidas por meio da arte do crochê e do tricô.

Assim, o projeto apresentou sua nova coleção nas passarelas do SPFW 2021 N52. Além disso, anunciou a criação da Escola Ponto Firme.

Agora, com novo espaço na República, no centro de São Paulo, conseguirá atender e capacitar mais pessoas nas técnicas artesanais. Acima de tudo, o objetivo é gerar um real impacto social.

Misci e Lanchonetes

Com a participação de Sasha Meneghel, a Misci realizou no dia 19 de novembro seu primeiro desfile presencial na São Paulo Fashion Week 2021 N 52.  Dessa forma, a coleção intitulada “Fuxico Lanches” retrata a estética das lanchonetes do interior. A autoria é do designer Airon Martin.

De acordo com a visão do designer, o fuxico é um patrimônio cultural do Brasil. Como resultado, a técnica artesanal do fuxico marcou presença na coleção. Airon salientou ainda que a palavra fuxico se refere à fofoca.

Foco para todas as partes

Angela Brito, Luiz Claudio Silva, da Apartamento 03, Isaac Silva e o trio Silvério, Az Marias e Mile Lab, do Projeto Sankofa, celebraram na passarela da São Paulo Fashion Week o Dia da Consciência Negra.

Além de estilistas e modelos negros, a beleza indígena também teve destaque na semana da moda! Muitos deles, descobertos recentemente, também estrearam no evento em um momento chave: o retorno das passarelas e o maior número de modelos indígenas da história.

Um dos principais destaques da SPFW foi Emilly Nunes (Prime MGT), de Belém do Pará, que tem ascendência indígena da aldeia dos Aruans.

Um dos principais destaques foi Emilly Nunes (Prime MGT), de Belém do Pará, que tem ascendência indígena da aldeia dos Aruans.

“É a minha terceira temporada no SPFW, mas por ser a primeira presencial foi ainda mais emocionante, especial e marcante!”

Conta, a modelo não é exatamente novata aos circuitos da moda, e já acumula trabalhos, editoriais e capas de revista até internacionais, mas ocupou lugar de destaque nesta edição SPFW. Além de desfilar para Torinno e Ateliê Mão de Mãe, Emilly foi uma das musas de Airon Martin na Misci, ao lado de Sasha Meneghel, ambas com duas entradas.

Torino para looks femininos

Antecipadamente, Torino foi fundada em 2017 pelo stylist e diretor criativo Luis Fiod. No ano seguinte, a label estreou na São Paulo Fashion Week, como integrante da lista de marcas do segmento masculino. Na 52ª edição da semana de moda, em formato híbrido, a grife foi uma das participantes que se apresentaram presencialmente, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (17/11). A principal novidade foi o lançamento da primeira coleção feminina da grife.

A coleção de summer 2021/22 foi inspirada no verão de grandes metrópoles à beira-mar. “Imaginei um verão noturno e urbano, um clima tropical sob o ar-condicionado. Tem praia, mas é uma praia à noite”, explicou Luis Fiod em comunicado. “Há luxo na Torinno – não no sentido de ostentação, mas de oferecer peças de streetwear com acabamento e conceito de design de moda contemporâneo de qualidade”, completou diretor criativo sobre o novo trabalho.

Então, vamos comemorar por boas notícias depois de 2 anos? Voltamos com tudo! Até a próxima Lindeuza, Forte abraço.

Compartilhe: