O fim de ano está batendo na porta, e agora é o momento de olhar para tudo que aconteceu nesse 2022 no mundo da moda.
Fique aqui com a retrospectiva fashion de 2022 e os seus principais eventos.
Dopamine dressing, Barbiecore e Maximalismo
Sem dúvidas se me perguntarem pela tendência que mais marcou 2022, a primeira imagem que me vem à cabeça é a ‘dopamine dressing’!
Essa foi uma tendência que se espalhou em várias áreas até mesmo em outras tendências como o ‘Barbiecore’ onde o rosa esteve muito presente.
Inclusive antes mesmo de o ‘Barbiecore’ pipocar nas redes sociais a marca Valentino acertou no “Time” e desenvolveu com a Pantone um tom de rosa que ficou conhecido como “Pink PP”, para a sua coleção de outono/inverno 22, lançando todas as peças da etiqueta nesse tom para exaltar a simbologia e o poder da cor rosa.
O Metaverso e a retrospectiva geral
Grandes nomes da moda como Chanel, Tommy Hilfiger, Prada, Tom Browne, Eva Chen, Reserva e entre outros, de fato surfaram na onda do Metaverso.
A expectativa é de que comprar e vender roupas em formato de NFTs e seus Tokens para um mundo de avatares cresça cada vez mais daqui pra frente.
A questão é que 2022 foi um marco na história para a virtualização de roupas.
Bella Hadid para Coperni
Na minha opinião essa foi uma das coisas mais loucas que aconteceram nos desfiles esse ano! E com certeza o que não faltou foram desfiles ‘diferentões’ em 2022.
Simplesmente a nossa querida Bella no desfile para a marca Coperni entrou seminua e ficou parada por alguns minutos até que profissionais produzissem um vestido moldado no seu corpo ao vivo.
De acordo com a WWD o valor de impacto midiático do evento era de aproximadamente 2,6 milhões de dólares nas 48 horas após o desfile.
Retrospectiva com luto
Os dias tristes também estiveram presentes, como a morte da Rainha Elizabeth II que mobilizou todo o mundo. Em especial a Europa, que interveio nos desfiles para demonstrar respeito à perda da rainha.
De outro lado, a guerra na Ucrânia que levantou bandeiras pedindo a paz enquanto acontecia a Milan Fashion Week.
A morte do renomado estilista francês Thierry Mugler aos seus 73 anos fez parte de acontecimentos de infelicidade.
E, embora o trágico caso de Daniela Perez não seja recente e tão pouco relacionado à moda, o documentário lançado por Glória trata de um assunto atemporal e de extrema importância para todos nós. Confira: Glória Perez: A mulher que mudou a lei brasileira.
A coleção “La Papier” Jacquemus
Estilista francês e fundador da grife Jacquemus, Simon Porte Jacquemus é um enigma para os fashionistas, ou talvez seja o rebelde da semana da moda. A questão é que ele não curte seguir a agenda, então todo desfile é um grande mistério.
Ninguém sabe as datas e qual vai ser o local inusitado que acontecerá o seu próximo desfile. Em 2022 ele entregou a coleção de ‘La Papier’ nas montanhas salinas de Arles, no sul da França.
Minimalismo e pearlcore em retrospectiva
Se por um lado a moda ficou agitada com o maximalismo, a tendência Clean Girl com todo o seu minimalismo viralizou.
É claro que com tantas referências famosas da atualidade como Kendall Jenner e Gigi Hadid, não poderíamos esperar menos!
Abrangendo o minimalismo, outra tendência que se encaixou nessa estética foi o ‘Pearlcore’. Houve uma explosão de combinações com as correntinhas e com as famosas pérolas.