Maximalismo na moda “Menos é chato”

Anteriormente, em uma de minhas cartas abertas onde abordei o tema da estética Clean Girl, ficou claro a preferência de muitas mulheres que adotam essa estética, pelo minimalismo. Entretanto,

“seria muito chato se eu não escrevesse também sobre a estética maximalista, então, esse é o assunto de hoje!”

Maximalismo e minimalismo

Esse é um tema que vem sendo abordado há muito tempo: Essas são duas correntes que vão se alternando e, muitas vezes, até mesmo coexistindo na moda e na decoração.

O maximalismo teve uma maior visibilidade na mídia a partir da década de 60 e finalzinho da década de 70, introduzido nas artes visuais como o cinema, por exemplo.

Primeiramente a gente precisa entender que minimalismo e maximalismo são dois conceitos que não tem em nada haver com a quantidade de roupas que você veste, com a sustentabilidade ou com o fast fashion.

Não, realmente não tem nada haver. O que diferencia um e outro é a quantidade de informações.

Enquanto o minimalismo entende que menos é mais, o maximalismo é o completo oposto! E aí entra um dos artistas mais conhecidos deste movimento, o arquiteto Robert Venturi, que popularizou a expressão “less is bore” que quer dizer “menos é chato”, ou entediante. Assim, de um modo geral podemos dizer que esse é o ‘lema’ do maximalismo.

Agora, se você quer entender um pouco mais sobre o minimalismo eu sugiro que você dê uma olhada lá no meu texto: Clean Girl Aesthetic: O que é e como ser uma?

Tem muita informação bacana! Eu garanto que vai lhe ser útil mesmo que você não se encaixe nessa estética. Ou se você caiu aqui de paraquedas, vale a pena conferir.

O que é maximalismo?

De acordo com o artigo da L’officiel Brasil, maximalismo pode ser caracterizado pela intenção de expressar a arte através da exuberância, do mix de estampas e de peças coloridas.

A essência do maximalismo é explorar. Explorar as cores, principalmente aquelas vibrantes, as estampas diversificadas, um decote chamativo e por aí vai.

A verdade é que o maximalismo nunca esteve fora de foco no mundo da moda, até mesmo porque os desfiles já são muito extravagantes por si só.

Porém algumas marcas ultimamente vem se destacando, como por exemplo a Valentino no seu último desfile de ‘Spring Summer’ em Roma. Gucci, Schiaparelli, Comme des Garçons, entre outras.

Vivendo em um mundo pós-pandêmico entende-se que o maximalismo é uma forma de expressar todos os sentimentos experienciados nesse período aterrorizante e de angústia.

Não é atoa que a partir do final de 2021 para 2022 e agora cada vez mais estamos assistindo tendências com a temática do “Dopamina Dressing surgirem.

Como por exemplo a tendência “Barbiecore” que tem conquistado muitas famosas, inclusive Anne Hathaway! Tudo isso está diretamente relacionado sobre como as cores influenciam o nosso humor. 

como ter uma estética maximalista

Oversized

Começando com um nível easy. Criar um look com as peças largas que você tem no seu guarda roupa é uma ótima forma de entrar na tendência! Uma das maiores inspirações da geraçãoZ para esse estilo- oversized e maximalista- é a cantora Billie Eilish. 

 Monocromático

Independente da estética , e isso é uma observação pessoal minha, eu amo os looks monocromáticos! É tão chique, tão elegante. 

Okay, mas como você vai ser maximalista com um look monocromático? Aposte nas cores vibrantes, vou te dar uma dica aqui, o rosa, não qualquer rosa, aquele rosa “cheguei” é um dos destaques desse ano, e provavelmente do próximo.

Pode variar a tonalidade da cor, ou até mesmo as texturas do tecido que é sucesso!

Mix de estampas

Aqui já entra um dos maiores medos da humanidade, misturar estampas. Vale ressaltar que na estética maximalista quanto mais ‘diferentona’ uma estampa for da outra melhor.

Todavia, para te auxiliar a harmonizar o look, tente encontrar pelo menos uma cor em comum na padronagem de cada estampa.

Outra dica interessante é você focar nas estampas clássicas, como o xadrez que nunca falha, ou as listras e os poás.

Acessórios

Aliás, esquece a sapatilha parisiense, nada disso! Se no minimalismo existe sempre a sutileza e uma delicadeza extra, no maximalismo um do maior referencial por exemplo é o tênis Nike feminino estilo tratorado.

Foi isso, espero que você tenha gostado! Até a próxima.

Compartilhe: