Mindset: Como ter a mentalidade acima da média

A saúde e o bem estar que você tanto deseja, começa primeiro na sua mente. Tudo isso se trata de como a sua mentalidade funciona para potencializar os sentimentos que te empoderam no desenrolar da vida.

Você já teve a sensação de que seus dias vêm e vão e que você não está tendo uma vida nada produtiva?

Seus objetivos e seus deveres são tarefas tão árduas para serem concluídas e muitas vezes acabam ficando para o dia seguinte e caindo num ciclo de: “amanhã eu faço isso”, “depois eu faço”.

Rolar o feed das redes sociais parece mais interessante e o sentimento de maratonar séries e filmes deitada em sua cama não tem preço.

Sendo assim, você se pega várias vezes dizendo, “só mais um pouquinho”, para muitas coisas que te deixam presa ou totalmente improdutiva.

Se isso acontece com você, então você precisa saber sobre qual é a relação entre os “vícios modernos” com a dopamina, o tempo e a mentalidade acima da média.

OS VÍCIOS MODERNOS SÃO ARMADILHAS

Os vícios modernos são armadilhas do nosso psicológico que estão disponíveis 24 horas por dia durante os 7 dias da semana. Você não percebe, mas cai nesses estímulos causados por esses vícios, que faz com que o nosso corpo libera uma substância chamada DOPAMINA.

Algo que provoca a sensação de prazer. Essa sensação faz com que esqueçamos muitas outras coisas, como por exemplo nossos objetivos, nosso trabalho, a saúde do nosso corpo etc, e assim jogamos fora nosso valioso tempo.

O fato é que o nosso tempo é o que mais importa e não tem preço!

para sair desse loop é preciso FAZER um alinhamento mental

Mas o que significa isso? Tudo está na sua mentalidade. A vida começa primeiro na mente, por isso é necessário alinhar a sua mente com suas ambições de vida. Mindset é tudo! A saúde e bem estar que você tanto deseja começa primeiro pela sua mente.

O primeiro passo é reconhecer esses estímulos. Identifique seus hábitos prejudiciais. Saber reconhecer e aceitar a existência de um vício é imprescindível para o detox.

A dica para você descobrir a presença de algum vício é quando ele te causa um desses sentimentos:

  1. Angústia: Você se incomoda com o quanto faz isso.
  2. Perda de cognição ou equilíbrio emocional: Quando isso prejudica o seu desempenho escolar, profissional ou a harmonia das suas relações pessoais.
  3. Compulsão: Quando você tenta reduzir, porém não consegue ter controle.

OS VICIOS NORMALMENTE ESTÃO EM 5 GRANDES ÁREAS

OS VICIOS NORMALMENTE ESTÃO EM 5 GRANDES ÁREAS

O segundo passo é focar em reduzir apenas os hábitos prejudiciais. A ideia não é renunciar a tudo ou a qualquer atividade estimulante, como se a dopamina fosse uma vilã. A dopamina é tão somente um neurotransmissor natural e não é ela que causa o vício em si.

O objetivo é se descontaminar de hábitos compulsivos e problemáticos que atrasam sua vida e consequentemente, estabilizar a sua área de sensibilidade e estímulos. Você vai retomar o autocontrole e poder fazer com que atividades que liberam pouca dopamina, se tornem interessantes novamente.

O terceiro passo é determinar um calendário de jejum. Fazer o agendamento estratégico no qual você se privará de hábitos viciantes,. Os momentos normalmente associados a descanso, podem facilitar suas chances de sucesso, pois esses seriam os períodos sem usar a internet. Claro que não são regras fechadas obviamente. São apenas algumas recomendações que você pode aplicar na sua realiade se possível.

VAMOS CUIDAR DO NOSSO AMBIENTE AGORA

Será necessário que você descontamine-se de qualquer pensamento de negatividade, que tente te barrar ou te diminuir de alguma forma. Como é isso?

O noticiário, TV, filmes, séries, cuida um pouco do que você está absorvendo, do que está te influenciando. Isso muda a sua frequência, muda os seus pensamentos, muda as suas decisões, muda a sua visão do mundo e isso não é refração, é fato, isso é ciência.

Se você ver só coisa negativa, o que você vai pensar? Que só existe coisa negativa. Existe negatividade no mundo? Claro que existe! Inclusive é o que mais vende, porém também existe muita coisa positiva.

E as pessoas? Cuida com as pessoas! A gente já ouviu essa frase várias vezes: “Você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive”. O ideal é você conviver com pessoas que têm os mesmos objetivos que você.

Eu sei que é difícil, pois tem a família e também outros afetos e está tudo bem! O que eu quero que você entenda com isso é que, relacionamentos nocivos que podem atrapalhar e muito a sua mentalidade. Por isso, tente pelo menos ficar perto de pessoas que estão vibrando na frequência alinhada com seu objetivo de vida.

Participe de grupos. Siga pessoas que você acha legal. Imagina se você tem vontade de aprender inglês, qual é a melhor forma de você fazer isso? Indo para o meio de gente que está falando em inglês.

Procure ficar no meio de pessoas que te proporcione bem estar. Se não tem como estar no meio dessas pessoas, siga elas, veja o conteúdo delas, consuma delas, tenha elas mais próximas. Mesmo que essas pessoas não estejam próximas a você, você fica próxima dessas pessoas. Cuida com quem te influencia e se blinda um pouco quanto a isso.

Algumas informações devem ser levadas como regra, para encurtar o seu caminho para o sucesso pessoal.

“Quando sua determinação muda, tudo começa a mudar na direção do seu desejo. No momento em que você resolve ser vitorioso, todo o seu ser imediatamente se prepara para o sucesso.” _ Dr. Ikeda, filósofo, budista e pacifista

Tão importante quanto o detox de saúde e bem estar, é a saúde da sua mente, especialmente como você se trata. Seja gentil com você mesma! Não fique se compare com ninguém. Lembre-se que cada dia é um dia inteiro para se fazer melhor. Procure investir em conhecimento, comece a se aprimorar e aprenda com os erros.

O médico psiquiatra e psicoterapeuta, Dr Flávio Gicovate, explicava que o processo de desenvolvimento humano é interminável, de modo que toda obra humana é inacabada. Aproveite e invista também em conhecer mais sobre a autoconfiança e sua relação com o autoconhecimento.

Um forte abraço e até a próxima!


Leitura bônus: AS PROPRIEDADES DE UMA MENTE CRIATIVA COM FLÁVIO GIKOVATE


Compartilhe: