Os espartilhos eram o terror, mas e a cinta?

Você provavelmente já ouviu falar dessa peça de vestuário, muitas vezes retratada nos filmes de época em que as damas lutavam com unhas e dentes para conseguirem se vestir.

sobre os espartilhos

Surgiu por volta do século XVI, pouco tempo depois do surgimento da moda no início do renascimento europeu.

Se produziam espartilhos com dois objetivos: manter a postura e dar suporte aos seios. Por esse motivo usavam tecidos extremamente rígidos na fabricação da peça. De forma que a peça se tornava desconfortável ao longo do dia.

Os primeiros corsets, mais conhecidos como espartilhos, podiam mudar os pulmões de lugar devido ao seu modelo e a forma de uso.

Contudo, ainda existem espartilhos hoje em dia, com a mesma função, porém trabalhados de uma forma muito mais confortável e saudável.

sobre cintas modeladoraS

Apesar de se parecerem com os famosos espartilhos, possuem demandas diferentes.

Essa é uma peça especificamente usada para afinar a cintura e deixar as roupas mais bonitas no corpo. Muitas vezes utilizada após cirurgias e para diminuir principalmente a região da barriga.

Porém podem afetar a sua saúde, não todas é claro, algumas podem até mesmo ajudar a consertar a sua postura, mas são específicas e é aconselhável procurar por um especialista, que te indique corretamente qual se deve usar e em que ocasião.

Os Malefícios:

Essa peça impede a contração natural dos músculos do seu abdômen, deixando assim sua barriga flácida.

Quando muito apertada, impede a circulação do sangue, prejudicando o funcionamento dos órgãos. Diretamente relacionada a problemas intestinais como má digestão e prisão de ventre.

Prejudicam a respiração, de forma que os movimentos de inspiração e expiração sejam feitos com dificuldade.

O assunto é tão sério, que pode até mesmo, afetar sua saúde mental, te deixando insegura e com a autoestima abalada.

Se pergunte, sobre como você se sentiria ao chegar em casa, após receber diversos elogios de como seu vestido caiu perfeitamente bem em seu corpo, na festa da sua melhor amiga querida e, ao se olhar no espelho depois de um banho relaxante não ser capaz de enxergar tudo aquilo que as pessoas estavam falando.

Então, evite usá-la todos os dias, reduza as horas e opte por uma boa alimentação e exercícios físicos.

Lembre-se sempre, sua saúde é muito mais importante do que as aparências.

Aproveite e leia aqui no nosso blog, sobre como os protetores solares podem ser prejudiciais para a saúde da sua pele: Porque Gisele Bündchen não é fã do protetor solar?

Compartilhe: